Receba notícias em seu email

Navalshore

infraestrutura de transporte prevista para Mato Grosso tem pilares desafiadores

Cem dias de governo

Silval Barbosa completa hoje, 100 dias de seu segundo mandato de governador. A data mostra que a administração transcorre em clima de harmonia política e cercada de grande expectativa por parte da população mato-grossense.

Para Silval não há segredos no governo que alcança o 100º dia, porque já o exercia desde 31 de março do ano passado, quando foi revestido do cargo em substituição ao governador Blairo Maggi que renunciou ao Palácio Paiaguás para disputar e conquistar uma cadeira no Senado pela legenda republicana.

Também não há problema relevante para Silval na esfera política. O governador é correligionário peemedebista do vice-presidente da República Michel Temer, trabalhou na campanha vitoriosa da presidente Dilma Rousseff e tem apoio da maioria da bancada federal. Na Assembleia predomina a base de sustentação governista, com deputados acima dos dois terços necessários para as grandes decisões. Nas prefeituras e câmaras Silval é considerado municipalista e se elegeu inclusive com votos de prefeitos e vereadores dos partidos que lhe fizeram oposição.

A expectativa da população se prende ao fato de que o mandato de Silval coincide com o período previsto para as maiores mudanças no setor de infraestrutura de transporte em Mato Grosso e, em Cuiabá, com a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014, que em sua sede cuiabana recebeu o nome de Copa do Pantanal.

A infraestrutura de transporte prevista para Mato Grosso tem 10 desafiadores pilares de responsabilidade do Estado, do DNIT, compartilhado pelos dois e da parceria binacional Brasília-La Paz: a construção da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis; avanço dos trilhos de Rondonópolis para Cuiabá; obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde via Cocalinho e Água Boa; duplicação da BR-364 de Rondonópolis a Nova Mutum; pavimentação da BR-158 de Ribeirão Cascalheira ao marco da divisa com o Pará em Vila Rica; interligação asfáltica de Cuiabá a Santarém, conclusão na Bolívia da obra rodoviária do Corredor Bioceânico Atlântico-Pacífico; consolidação da Hidrovia Teles Pires-Juruena-Tapajós; viabilização da Hidrovia do Mercosul; e a ligação de todas as cidades mato-grossenses à malha rodoviária nacional.

Cuiabá aguarda ansiosa pelo início das obras de mobilidade urbana e as demais necessárias e exigidas pela Fifa para a realização dos jogos da Copa do Pantanal. Trata-se de um conjunto estrutural que será divisor de águas no campo administrativo na quase tricentenária Capital mato-grossense.

O apoio político é grande e o desafio ainda maior. Silval trava corrida contra o tempo. Se vencer entrará para a história na condição de exemplo de governador administrador. Se perder a derrota será de todos. Portanto, vamos nos unir pela bandeira da população mato-grossense.

Fonte: Diário de Cuiabá


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira