Deputados da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Federal, inclusive os integrantes da Subcomissão de Portos, virão ao Porto de Santos hoje, segunda-feira(10), para conhecer a situação dos acessos rodoviários ao complexo marítimo, especialmente na entrada de Santos, na Margem Direita. A ideia é mostrar aos parlamentares a necessidade de melhorias no local, como a construção de viadutos e pistas, e obter seu apoio para essas intervenções.
Atualmente, a União, o Estado e o Município preparam um projeto de R$ 700 milhões, para eliminar os gargalos e adequar às vias ao crescente tráfego de veículos com destino ao cais.
A vinda ao Porto foi marcada para hoje, segunda-feira(10) para que os deputados possam participar da edição deste ano do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. O seminário, uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos, começará nesse dia, às 18 horas, e continuará na terça-feira(11). Ele ocorrerá no Mendes Convention Center, no Município.
Em sua 13ª edição, o Santos Export debaterá, entre outros temas, os acessos rodoviários ao Porto, especialmente a necessidade de novas ligações viárias até o cais na região da entrada da Cidade. A questão será analisada no painel marcado para as 14h30 de terça-feira(11).
A vinda dos parlamentares é organizada pelo deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP), que integra a Subcomissão de Portos (parte da Comissão de Viação e Transportes). Segundo Papa, o grupo chegará à região às 10h30, se reunindo no auditório do Museu Pelé, em Santos. No local, haverá uma apresentação do projeto dos novos acessos à Margem Direita do Porto, a ser feita pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), Angelino Caputo e Oliveira.
Às 11h30, os deputados vão percorrer a região da entrada da Cidade. Está prevista até uma parada no Viaduto da Alemoa, o principal acesso viário de caminhões aos terminais da Margem Direita do Porto.
Após o almoço, às 14 horas, o grupo seguirá de lancha para a Base Aérea de Santos,em Guarujá, onde serão recepcionados pela prefeita Maria Antonieta de Brito. De lá, os parlamentares vão visitar as ligações viárias à Margem Esquerda do Porto, como o acesso provisório e a ponte sobre o Rio Santo Amaro. Às 18 horas, eles seguirão para o Mendes Convention Center, para a abertura do Santos Export 2015.
No grupo, além de Papa, estarão os presidentes da CVT, Clarissa Garotinho (PR-RJ), e da Subcomissão de Portos, Milton Monti (PR-SP), e mais oito deputados,além de parlamentares da região: os deputados federais Beto Mansur (PRB), Marcelo Squassoni (PRB) e Bruno Covas (PSDB) e os estaduais Caio França (PSB) e Paulo Corrêa Jr. (PEN).
Para João Paulo Papa, a visita técnica dos políticos ao Porto é estratégica para garantir as verbas federais necessárias para eliminar os gargalos viários nos acessos ao complexo. “É importante trazê-los para que vejam a realidade do Porto e fique evidente a importância dessas obras. Em um momento de crise, é preciso priorizar. E priorizar a parte portuária é agilizar o combate à crise. Se tem algo que precisa ser priorizado, são as obras do Porto de Santos, que vão ajudar a economia a sair do estágio em que está”.
Fonte: A Tribuna Online
PUBLICIDADE