Navalshore 2024

Itajaí - Portos podem receber navios de 300 metros

Estudos realizados por encomenda da APM Terminals evidenciam a segurança da operação de navios com mais de 300 metros de comprimento no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina. Os primeiros resultados das pesquisas foram apresentados a uma comitiva formada por práticos e representantes da APM Terminals, Portonave e porto de Itajaí que visitou a Holanda. Os integrantes da comitiva viajaram à Europa para acompanhar de perto simulações e prática de testes de navegação no Itajaí-Açú em equipamentos de última geração, que asseguram a realização de manobras com navios Post-Panamax no complexo portuário.

A APM Terminals Itajaí, em conjunto com o porto de Itajaí, vem patrocinando diversos estudos para garantir a melhoria na acessibilidade ao porto. Desde fevereiro deste ano, a APM Terminals investiu 160 mil euros em pesquisas com o objetivo de manter Itajaí na rota dos grandes armadores até que a nova bacia de evolução seja finalizada. A meta é mostrar que o complexo tem condições de atender a embarcações de grande porte, tendência global dos armadores em suas rotas de navegação. A primeira operação de teste com uma embarcação com 300 metros no complexo ocorreu em outubro.

Com a confirmação de que o complexo oferece condições de operar navios com mais de 300 metros em segurança, a Marinha homologou em 304 metros o comprimento das embarcações que podem manobrar no Rio Itajaí-Açu.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A intenção da administração do complexo é, a partir de agora, passar a operar com navios de até 320 metros.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira