A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) assinaram, nesta quarta, um termo de cooperação para a instalação de um Laboratório de Geotecnologia (Geotec) e Sistemas Cadastrais no Porto do Rio Grande. O laboratório funcionará em uma sala cedida pela SUPRG, que está pronta, faltando apenas a instalação definitiva do laboratório. O projeto envolve pesquisas sobre as estruturas do porto e a modelagem tridimensional dessas. De acordo com o coordenador do plano, professor Glauber Acunha Gonçalves, o do Rio Grande será o primeiro porto do País a ter essas estruturas modeladas disponíveis em rede pública.
A expectativa, segundo Gonçalves, é que o porto rio-grandino se torne referência na qualificação de informação territorial no Brasil. O objetivo é que os dados sejam disponibilizados não apenas para os funcionários do porto, mas para qualquer usuário de serviços de pesquisa gratuitos como o Google Earth. Os trabalhos já iniciaram e os pesquisadores esperam concluir até dezembro de 2012 a modelagem geodésica tridimensional de 100% da área do porto. Gonçalves acredita que esse inventário inicial, como ferramenta de gestão, vai permitir concretizar outros interesses da SUPRG.
O Geotec integra as ações do projeto Transáqua, coordenado pela professora Elisa Fernandes, do Laboratório de Oceanografia Costeira da Furg. O Transáqua atua na gestão e segurança de navegação e do transporte aquaviário, envolvendo, além da Furg, as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei) e a Universidade de Munique - Alemanha, com financiamento da Finep.
"Queremos que esse laboratório se torne um instrumento de planejamento e política pública", observou o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes. Ele lembrou que a SUPRG já é assessorada pela Furg na questão ambiental e que a parceria com a universidade é muito importante para o crescimento do porto. Destacou ainda que o porto e a Furg são importantes para o desenvolvimento sustentável da região. Durante o encontro para assinatura do termo de cooperação, Lopes falou que a SUPRG tem intenção de promover um Prêmio de Inovação Tecnológica Portuária para professores e estudantes.
O reitor da Furg, João Carlos Cousin, ressaltou que a parceria representa a integração entre ensino, pesquisa e inovação. “O Porto tem uma infinidade de demandas. Seremos sempre parceiros nas solicitações”, reforçou Cousin sobre o papel da universidade no desenvolvimento da cidade e região.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE