Começou a operar na última segunda-feira (21), no Porto de Paranaguá, uma máquina varredeira que vai melhorar o processo de limpeza das vias de acesso ao porto. Governador Beto Richa assina decretos para reconstrução do litoral.
O caminhão, que tem uma capacidade de cisterna de três toneladas, varre as vias e suga a sujeira, tendo ainda a possibilidade de emissão de jatos d’água para evitar a formação de poeira.
A máquina, que trabalhará diariamente e em horários alternados para atender a maior parte das vias nas redondezas do Porto, vem integrar ao já existente sistema de limpeza das vias de acesso mantido pela administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em parceria com os operadores portuários.
Ela dará suporte ao trabalho já executado por cerca de 180 homens que varrem as vias de acesso ao Porto diariamente. Fora isso, a Appa irá disponibilizar uma pá carregadeira que dará suporte ao sistema de limpeza.
“A administração dos Portos de Paranaguá e Antonina sempre teve uma preocupação muito grande com as limpezas das vias de acesso ao porto. Mas este trabalho vinha sendo feito manualmente e verificar os seus resultados com um fluxo tão grande de caminhões ficava difícil. Agora, esta máquina de alta tecnologia vem incrementar este trabalho e mudar o visual das vias de acesso ao porto”, explicou o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.
A intensificação do trabalho se dá justamente no período de safra, quando aumentam o trânsito de caminhões nas imediações do porto causando mais sujeira nas vias de acesso. Dalmaz explica ainda que a limpeza além de melhorar com o aspecto das ruas que circundam o porto vai evitar entupimento das galerias pluviais, evitando o acúmulo de água nos dias de chuva forte.
“Estamos trabalhando em conjunto com os operadores portuários porque entendemos que todos que movimentam mercadorias pelo porto precisam contribuir para deixar a cidade melhor. E manter as ruas limpas é deixar a cidade de Paranaguá mais bonita e agradável a todos”, afirmou o diretor.
O governador Beto Richa assinou na manhã de hoje (22), dois decretos para dar suporte a recuperação econômica dos municípios (Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá) atingidos pelas fortes chuvas no estado.
O primeiro decreto cria o Programa Estadual de Recuperação Econômica do Litoral e dispõe de um recurso de R$ 5 milhões do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). Esse recurso está disponível para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. Richa também determinou a prorrogação por 90 dias do prazo de recolhimento do ICMS para os estabelecimentos dos quatro municípios e isentou do imposto produtos e serviços doados as vítimas da enchente.
“Primeiro assinei um decreto da Secretaria de Fazenda, isentando do pagamento de ICMS aquelas empresas que doaram produtos para atender o litoral, e também aquelas empresas que transportaram esses produtos. E agora segundo, nós assinamos também a liberação de crédito para os micro e pequenos empresários do litoral do estado. Então o Estado também pensou nesses produtores e tem agora linha de crédito, financiamento, e tudo que for necessário, orientação técnica da Secretaria de Agricultura, da Emater, pra podermos contribuir pra todas as pessoas do litoral que tenham as suas atividades, atividades econômicas restabelecidas e normalizadas”, afirmou o governador.
O prefeito de Morretes, Amilton de Paula, falou que a ajuda do governo é de grande importância para a reconstrução da cidade. “É mais uma atitude rápida do governo, atendendo aos nossos comerciantes, pequenos empresários, aos nossos agricultores, isso vai ajudar muito. Nós precisamos aquecer o município e isso vai fazer com que o comércio de modo geral retome as suas atividades dentro das suas normalidades. E vai fazer com que venha trazer mais emprego para a nossa população”.
(Fonte: Expresso MT/com assessoria e CGN Notíciais)
PUBLICIDADE