Navalshore 2024

LLX e Ternium criarão polo siderúrgico em Açu

Capacidade de produção será de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto por ano

SÃO PAULO - A LLX, braço de logística do grupo do empresário Eike Batista, assinou contrato com a Ternium, controlada pelo conglomerado argentino Techint, para a implantação de um parque siderúrgico no complexo do Superporto Açu, com capacidade de produção de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

O contrato entre a LLX Açu Operações Portuárias e a Ternium Brasil envolve a venda da totalidade das ações da Siderúrgica Norte Fluminense (SNF), empresa controlada pela LLX Açu. O valor da negociação não foi informado.

Além disso, segundo fato relevante divulgado há pouco, a LLX Açu e a SNF celebraram dois contratos "take or pay" de longo prazo para serviços portuários, um para embarque de produtos siderúrgicos do futuro parque da Ternium e outro para desembarque de carvão. A taxa de retorno para ambos é de 15% ao ano, "em dólares, moeda constante e sem alavancagem financeira sobre o capex e o opex do futuro terminal portuário da LLX Açu em São João da Barra", completa a nota.

O acordo permite à Ternium "uma solução logística otimizada, conjugando acesso eficiente ao minério de ferro e carvão, além de berços dedicados à exportação de produtos siderúrgicos e sinergias com indústrias cimenteiras e metal mecânicas", afirmou o diretor presidente da LLX, Otávio Lazcano, no documento.

No porto, o primeiro parque siderúrgico negociado foi com chineses, o grupo Wuhan Iron Steel (Wisco). Havia previsão de uma segunda siderúrgica, como Lazcano havia informado em abril, após recepcionar uma comitiva chinesa em visita às obras de construção do porto. A capacidade inicial do parque da Wisco é de até 5 milhões de toneladas por ano.

Fonte: Agência Estado

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira