Líder mundial no transporte marítimo de contêineres, o Grupo Maersk anuncia sua entrada no mercado de rebocadores brasileiros. A medida foi possível a partir da compra do bloco controlador da operadora de rebocagem Transmar Serviços Marítimos, sediada no Rio de Janeiro.
Os planos da Maersk preveem investimentos de R$ 200 milhões na empresa, destinados especialmente ao aumento de sua frota, e a expansão dos serviços pela costa do país, não descartando passa a operar no Porto de Santos.
A compra da Transmar foi anunciada pela Maersk em sua sede, em Copenhague (Dinamarca), nesta manhã (durante a madrugada, no Brasil). A negociação foi realizada por sua controlada, a operadora de rebocagem Svitzer, líder mundial no setor. Em entrevista a A Tribuna na quinta feira(28), executivos do grupo explicaram que a aquisição integra seu objetivo estratégico de expandir suas ações em mercados em crescimento.
“O mercado brasileiro de rebocagem oferece oportunidades consideráveis, apresentando potencial de crescimento e melhorias de produtividade tanto na rebocagem portuária quanto nos segmentos de rebocagem dos terminais. Nossa divisão brasileira, que em breve será chamada de Svitzer Brasil, representa um passo significativo neste mercado emergente, que é um marco da nossa confiança neste País e o seu potencial”, afirmou o diretor administrativo da Svitzer Américas, Martin Helweg.
A Transmar Serviços Marítimos tem suas operações concentradas em dois portos e em dois campos de petróleo. Possui uma frota de dez navios e 74 funcionários. Sob a gestão da Svitzer, a companhia passará a atuar ao longo da costa e até encomendará mais 10 rebocadores, chegando a 20 unidades nos próximos dois anos, disse Helweg.
Segundo o diretor, a decisão de se inserir no mercado brasileiro é uma prova da confiança da empresa no potencial de crescimento do País. “O Brasil é uma das maiores economias do mundo. A pequeno e longo prazo, tem um potencial de crescimento forte e é esse potencial que queremos aproveitar”, afirmou.
Fonte: A Tribuna Online/Leopoldo Figueiredo
PUBLICIDADE