Receba notícias em seu email

Navalshore

Mais 13 mil ton de milho para o CE

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou ontem, mais um leilão, que ocorrerá no próximo dia 15, para compra de 21,4 mil toneladas de milho em grãos, ensacado, para entrega nas unidades armazenadoras e polos distribuição do Ceará, Pernambuco e Alagoas. Desse total, 13 mil toneladas serão destinadas para 17 municípios do interior cearense.

O período para a entrega do grão é de 1º a 23 de agosto, sendo que o fornecedor deverá combinar previamente o fluxo da entrega com a unidade de destino. "A venda estimada em julho (nos balcões da Conab) é de 65 mil toneladas, mas temos condições operacionais para um abastecimento superior a 80 mil t", antecipa o superintendente Carlos Eduardo Tavares.

Venda balcão

Segundo a Conab, desde o começo da Operação Especial do Programa Venda em Balcão, em maio de 2012, foi contratada a remoção de 152,51 mil toneladas de milho para o Ceará. Desse total, 132,43 mil toneladas já chegaram ao Estado. O preço da saca de 60 quilos no balcão da companhia varia de R$ 18,20 a R$ 21,00 de acordo com o plantel do criador.

No momento, a secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza a distribuição de 30 mil toneladas, doadas pela União e que estão sendo comercializadas com os produtores rurais do Estado, pelo mesmo preço da Conab.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Flávio Saboia, a oferta de milho garante o abastecimento dos produtores em julho, mas não será suficiente para suprir a demanda do rebanho no próximo mês. "Com certeza teremos que ter milho em agosto, por via marítima", alertou.

Saboia refere-se à promessa do governo Federal de enviar mais duas carradas de 30 mil toneladas para o Estado, a exemplo do que fez em junho último. "Isso porque as últimas chuvas estão dando uma ajuda grande (no pasto) para o rebanho", diz.

Municípios

No Ceará, o produto será destinado aos municípios de Brejo Santo, Canindé, Crateús, Tauá , Icó , Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria , Senador Pompeu e Sobral. As cotas varia de 500 a mil toneladas.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira