O ano de 2022 encerrou com um crescimento de 119% na movimentação de cargas rodantes pelo Porto do Rio Grande. Ao longo dos últimos 12 meses, desembarcaram no cais público 5.760 veículos e foram embarcados outros 16.009 nos 26 navios do tipo roll-on roll-off (ro-ro) que atracaram no cais público.
Para fins de estatística, são consideradas cargas rodantes não apenas os automóveis conhecidos tradicionalmente, mas também tratores, colheitadeiras, ceifeiras e reboques. Diferentemente dos anos anteriores, ainda impactados pela pandemia da Covid-19, a movimentação intensa no pátio automotivo voltou a ser registrada.
PUBLICIDADE
O período de maior quantidade de veículos desembarcados no porto gaúcho aconteceu entre os meses de setembro e outubro, quando 3.100 unidades da marca Toyota, modelo Hilux, ingressaram no Brasil vindas do Porto de Zarate, na Argentina. A terceira maior quantidade foi em junho, quando 520 caminhonetes chegaram a Rio Grande.
Quanto à exportação de automóveis, deixaram o país pelo Porto do Rio Grande 8.070 carros da marca Chevrolet, modelo Onix, e outras 6.815 unidades de marcas variadas, totalizando 14.885 veículos. Os principais destinos destas cargas foram os portos localizados em cidades dos Estados Unidos, México e Colômbia.