Na noite de 18 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB), em operação interagências com a Polícia Federal, Receita Federal e Guarda Portuária, apreendeu 135 kg de cocaína no casco do navio mercante “Polsteam Lebsko”, atracado no Porto de Santos (SP), com destino ao Marrocos. Mergulhadores da Marinha localizaram cinco pacotes da substância ilícita, além de uma pistola e dois carregadores com munição.
A fiscalização, parte das mais de 140 realizadas pela MB em 2024 em navios mercantes, foi direcionada pela Polícia Federal com base em critérios de risco. O entorpecente encontrado na inspeção subaquática foi encaminhado para perícia, e um inquérito foi aberto para identificar os responsáveis.
PUBLICIDADE
Neste ano, mais de 500 kg de drogas foram retirados de circulação no Porto de Santos. A maior apreensão ocorreu em abril, com 212 kg de entorpecentes localizados em um navio com destino à Alemanha. Desde 2020, operações conjuntas da MB com outros órgãos resultaram na apreensão de mais de 3,5 toneladas de drogas, destacando o impacto da cooperação interagências no combate ao tráfico internacional.