Sucursal/Brasília. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) vai elaborar um pacote de medidas legislativas para adequar os projetos hoje existentes para a criação de Zonas de Processamento de Exportação. O acerto para o envio destas medidas para o Congresso Nacional, o mais rápido possível, foi feito ontem entre o ministro Fernando Pimentel e o governador do Ceará, Cid Gomes, que aproveitou a visita e convidou Pimentel para conhecer a segunda área destinada à ZPE do Estado, que ficará ao lado da Siderúrgica.
Sonho antigo
"Este é um grande empreendimento que o Ceará espera há anos e que agora está se consolidando. Queremos assegurar uma área para atrair empresas e gerar empregos no Estado e para se instalarem estas empresas têm que ter 80% de sua produção voltada para exportação. Como o Ceará tem o projeto mais adiantado do País, já estamos tratando de problemas de legislação e de convidar o ministro para visitar o Estado. O ministro acolheu nosso pedido, aceitou o convite e além da visita, o Mdic vai preparar o conjunto de alterações a ser enviado ao Congresso Nacional", disse Gomes.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, as ZPEs existem em 130 países, movimentam mais de 70 milhões de empregos e geram cerca de US$ 500 bilhões de exportação líquida. O mecanismo da ZPE é utilizado intensivamente nos Estados Unidos, América Central e América do Sul, União Européia, Ásia e África e proporcionaram crescimento aos chamados "Tigres asiáticos" - Singapura, Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã, China e da Índia.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE