A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) aprovou o anúncio de investimentos no Porto do Recife (PE), que incluem a dragagem e readequação do porto. A entidade elogiou ainda a proposta de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP Recife). Segundo a ABTP, as medidas vão fortalecer a infraestrutura portuária e melhorar o ambiente de negócios na região.
Pelo projeto, a dragagem vai garantir calado operacional de 12 metros, depois do aumento da profundidade dos canais internos e externos, e permitir a atracação de embarcações de maior porte. O diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, disse que a melhoria no acesso vai aumentar a competitividade dos terminais que operam no Porto do Recife. “É fundamental que o poder público garanta infraestrutura e segurança, criando ambiente favorável ao crescimento do setor. Por isso, anúncios como esse são bem-vindos”, afirmou em nota.
PUBLICIDADE
Para o Terminal Marítimo de Passageiros, a expectativa é de ampliar a capacidade de 30 mil para 50 mil passageiros por ano. O projeto prevê reforma do terminal, modernização de mobiliário e de equipamentos, renovação das áreas de espera e de atendimento, criação de espaços administrativos, atualização dos sistemas de segurança e reforço na climatização. O contrato de arrendamento terá prazo de 25 anos e caberá ao arrendatário fazer investimentos em manutenção e aprimoramento da infraestrutura.
Segundo Jesualdo Silva, o arrendamento do terminal confirma a importância da parceria público-privada para melhorar os serviços ao usuário. Segundo a ABTP, é essencial que a iniciativa privada tenha segurança jurídica e liberdade para investir e o fortalecimento da infraestrutura portuária é base para o desenvolvimento econômico e para a integração do Brasil ao comércio e ao turismo globais.