MSC

Melhorias no transporte precisarão ser entregues

As áreas de transporte e logística deverão ter avanço no Ceará durante a segunda gestão do governo estadual. O motivo é que grandes projetos federais em parceria com o Estado estarão sendo concluídos e, aliados a estes, outras ações de âmbito estadual reforçarão estes setores, melhorando a infraestrutura local tanto para os negócios quanto para o lazer.

O maior destes projetos é a Transnordestina, que antes fora programado para estar em operação até o fim do ano passado. Com inúmeros atrasos, a nova previsão é para 2012, podendo, ainda, ficar para 2013. Com um total de 1.728 quilômetros, a ferrovia interligará o sul do Piauí aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Em território cearense, a estrada de ferro passará por 527 quilômetros. Até o fim deste ano, a etapa de desapropriação de toda a área pela qual passará o trem no Ceará deverá estar concluída.

Função

A Transnordestina transportará cargas, especialmente para a exportação por meio dos dois portos. Mas há o interesse também de que ela transporte pessoas, como defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua última visita ao Ceará, no fim de dezembro passado.

Complementando este transporte, o governador reforçou a rede estadual de 6.000 quilômetros de rodovias, das quais 1.300 estão sendo construídas e outros 1.700 recuperados.

"Novos projetos, enquanto isso, preveem a duplicação da CE-187 entre Tianguá e São Benedito, a duplicação da CE-040 entre Fortaleza e Beberibe e Aracati e Fortim, da CE-060 entre Pacatuba e Redenção, e da CE-085 entre Caucaia e Paracuru, bem como a construção da Rodovia Padre Cícero, diminuindo a distância entre a Capital e o Cariri", destaca o governador. Esta última, que deve estar pronta ainda este ano, reduzirá em 92 quilômetros a distância entre Fortaleza e o Cariri.

Metrôs

Já em relação ao transporte municipal, Cid Gomes informou que o metrô de Sobral, na região Norte do Estado, está em processo licitatório. Contando com 11 estações que percorrerão 11 quilômetros, as obras deverão estar prontas 18 meses após a data da ordem de serviço. Para o Metrofor, a previsão é de que esteja, enfim, em operação no 2º semestre deste ano, após 12 anos se arrastando. (SS)

Fonte: diário do Nordeste(CE)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira