Pós-doutor em Regulação da Infraestrutura de Transportes e Portos, Osvaldo Agripino de Castro Junior analisa como fundamental o investimento em qualificação. Ele pondera que hoje a parte de transporte e armazenagem é responsável por cerca de 2/3 do valor da carga e que por isso a capacitação é uma necessidade básica para que o profissional tenha condições de otimizar os procedimentos e garantir eficiência financeira e mercadológica à produção.
– O problema da falta de infraestrutura intelectual é tão ou mais grave do que a falta de infraestrutura física. Temos déficit de gente capacitada na esfera pública e na privada – declara o especialista.
Curso superior de Logística vai buscar parceria
E em um mercado que carece de profissionais qualificados, os responsáveis pela formação superior destes trabalhadores também aprovam a criação do instituto em Itajaí. Coordenador do curso de graduação em Logística da Univali, Romeu de Mello considera que a experimentação prática por meio da nova unidade vai melhorar a atuação no dia a dia da indústria – e adianta que a universidade deve participar desse processo.
– O curso de Logística vai tentar de alguma forma, por convênio ou parceria, integrar esse trabalho de preparação do instituto para o mercado – afirma.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
PUBLICIDADE