Receba notícias em seu email

Navalshore

Meteorologia portuária permite operação em 708 horas sob risco de chuvas

Em 2021, o radar que monitora a previsão do clima em tempo real reduziu em 33% o impacto causado pelo risco da chuva nas operações do Tiplam

Mesmo diante de risco de chuvas, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – diminuiu de forma significativa, ao longo do ano passado, o tempo de parada dos navios no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista. Ao todo foram 708 horas de operação sob a possibilidade de ocorrência de eventos climáticos, garantindo a movimentação de um volume de um milhão de toneladas.


PUBLICIDADE



A otimização das atividades foi possível devido ao uso de um radar de alta precisão, em um programa de inovação da companhia chamado Meteorologia Portuária, que opera com base em uma plataforma tecnológica pioneira para nowcasting (previsão do tempo de curtíssimo prazo).

O balanço revela ainda que as metas estabelecidas tanto para ganhos de receita quanto de operação em horas praticamente dobraram. E com relação ao trabalho sob risco de chuva, em 2021 foi possível garantir a operação no porto em 33% do tempo em que havia previsão de condições climáticas adversas. Por sua vez, no ano anterior, as operações ocorreram em 16% do tempo com previsão de chuvas.

Antes da meteorologia portuária, tudo era feito a partir da percepção humana.

Com um radar meteorológico compacto Banda X, instalado no Monte Serrat, a sete quilômetros do Tiplam, a VLI monitora a chuva em tempo real e faz uma projeção de onde essa precipitação estará em curtos espaços de tempo. Desta forma, a empresa consegue fazer um planejamento minucioso de parada das operações de carga e descarga de produtos nos navios. A ideia surgiu em 2019 e foi implantada em 2020.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira