TÓQUIO - A japonesa Mitsui & Co. entrará no negócio de distribuição de autopeças no Brasil com a compra da Veloce Logística, segundo informações do jornal Nikkei. A trading adquiriu 100% da empresa brasileira por quase 4,7 bilhões de ienes (R$ 100 milhões ou US$ 59 milhões).
A Veloce administra transporte de peças, opera centros de distribuição e faz entregas no Brasil e na Argentina para fábricas locais da General Motors e outras grandes montadores. A companhia emprega quase 500 pessoas e gera vendas de 9 bilhões de ienes.
A Mitsui, por sua vez, distribui autopeças nos EUA, Europa e Ásia para a Toyota Motor. Ao trazer seus conhecimentos para o Brasil, a empresa japonesa pretende atender à demanda não apenas da GM e da Toyota, mas também da Honda Motors e de outras montadoras do Japão, bem como das europeias Renault e Volkswagen.
O Brasil superou a Alemanha em 2010 para se tornar o quarto maior mercado automobilístico do mundo, atrás de China, EUA e Japão. A demanda por veículos no Brasil continuou forte em 2011, com as vendas de carros novos subindo 3,4%, para 3,63 milhões de unidades.
Fonte:DANIELLE CHAVES - Agencia Estado/Dow Jones.
PUBLICIDADE