Porto de Paranaguá teve o segundo melhor desempenho do ano.
Os números da movimentação de cargas nos portos públicos e terminais de uso privativo do País, no terceiro trimestre deste ano, reforçam a tendência de crescimento e recuperação das operações portuárias, iniciada no final de 2009.
A quantidade total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias brasileiras alcançou 202 milhões de toneladas, no terceiro trimestre de 2010, representando um crescimento de 21,9% frente ao terceiro trimestre do ano passado, quando foram movimentados 165 milhões de toneladas. Os números constam do Boletim Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No acumulado do ano (soma dos três trimestres de 2010), o total geral de cargas movimentadas atingiu 558 milhões de toneladas, contra 458 milhões em 2009, configurando um crescimento também de 21,9%.
Os números do setor portuário apontam que tanto trimestralmente como no acumulado dos últimos doze meses, quando foram movimentados mais de 721 milhões de toneladas, a movimentação geral de cargas bateu recordes históricos.
A primeira base de comparação já havia sido ultrapassada no segundo trimestre. Contudo, o recorde em doze meses foi ultrapassado neste trimestre. Com a marca de 64 milhões de toneladas no acumulado do ano, o que representou um crescimento de 13,1% sobre 2009, Santos responde por 38% da carga movimentada pelos portos organizados. Na sequência vem Paranaguá, com 26 milhões de toneladas, representando 15,5% do total de carga movimentada pelos portos públicos.
Fonte:O Estado do Paraná/Daniel Caron
PUBLICIDADE