Navalshore 2024

Movimentação de mercadorias no Pecém aumenta 119%

O Terminal Portuário do Pecém registrou recorde de movimentação de mercadorias nos três primeiros meses do corrente ano. Foram movimentadas 604.168 toneladas, somando-se as importações e as exportações, representando um aumento de 119% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 276.122 toneladas de mercadorias. Confirmando sua liderança na exportação de frutas e calçados o Pecém, além de manter a primeira colocação no ranking dos portos brasileiros, aumentou ainda mais a diferença para os demais portos na exportação de calçados.

Segundo dados fornecidos pela Secex - Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio, foram transportadas através do porto instalado em São Gonçalo do Amarante 51.194 toneladas de frutas, o que representa uma participação de 32% entre todos os portos do Brasil. A segunda colocação ficou com o porto de Natal, com a movimentação de 24 mil toneladas e participação de 15%. O Mucuripe, em Fortaleza, transportou cerca de 22 mil toneladas, ficando em terceiro lugar com participação de 14%.

No quesito calçados o Pecém teve participação de 47% das exportações, com 8.240 toneladas movimentadas, ficando em segundo lugar o porto do Rio Grande, com 4.786 toneladas e participação de 27%, seguindo-se os portos de Santos com participação em 12% e o do Mucuripe com 6%. No item ferro fundido, ferro e aço a liderança permanece com o porto de Santos, com participação de 20%, seguido pelos portos de São Francisco do Sul e do Pecém, com 17% cada um.

Na movimentação de algodão o porto de Itajaí permanece na primeira colocação com 12.381 toneladas e participação de 38%. Em segundo vem o de Santos com participação de 20% e o Pecém com 15%. No período de janeiro a março do corrente ano, 125 navios operaram no porto do Pecém, registrando um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2009, com a operação de 87 navios. Segundo o presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, as projeções que indicam o crescimento de 10% na movimentação de cargas através do Pecém para o corrente ano estão sendo confirmadas, podendo esse índice ser, inclusive, ultrapassado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cearáportos/Joseoly Moreira



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira