Mesmo com a crise econômica enfrentada pela Europa e Estados Unidos, o ritmo de crescimento do Porto de Suape continua acelerado, com números ainda maiores que os do ano passado. Neste último trimestre (julho-setembro), a movimentação portuária obteve um incremento de 29%, em relação ao mesmo período do ano anterior, movimentando mais de três milhões de toneladas de carga. Ainda comparando com o terceiro trimestre de 2010, o aumento na movimentação de contêineres foi de 37%. Nesse período Suape operou mais de 117 mil TEUs.
O Porto cresce mais que a economia de Pernambuco, consolidando-se como um dos grandes portos do Brasil. No acumulado do ano, os dados indicam um considerável aumento com relação ao ano passado. De janeiro a setembro, passaram por Suape 7.910.973 toneladas de cargas, 23% a mais que o mesmo período de 2010. A movimentação de contêineres também cresceu, chegando a uma evolução de 36%.
O impacto das novas linhas de longo curso Ásia-Suape, que entraram em operação em agosto, já é sentido pelo Porto de Suape. "Em agosto movimentamos, pela primeira vez, mais de um milhão de toneladas e esse ritmo de crescimento vem se mantendo. Os resultados não só ratificam Suape como um importante porto distribuidor de cargas, como reforçam todas as expectativas de fecharmos o ano com aproximadamente 11 milhões de toneladas de movimentação", comemora o vice-presidente do Complexo, Frederico Amancio. Com o início da operação de grandes empreendimentos estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima, a expectativa é que Suape movimente mais de 30 milhões de toneladas em 2013.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
PUBLICIDADE