Receba notícias em seu email

Navalshore

Movimento de contêineres no porto de Roterdã aumenta 5,8% em 2014

SANTOS  -  A movimentação de contêineres no porto de Roterdã (Holanda) subiu 5,8% em 2014, totalizando 12,3 milhões de Teus (contêiner de 20 pés). O volume é 38,2% superior ao do sistema portuário brasileiro como um todo, que movimentou 8,9 milhões de Teus em 2013, último dado consolidado disponível.

No geral, porém, a movimentação de Roterdã em tonelagem cresceu apenas 1%, para 445 milhões de toneladas. O complexo holandês é o maior porto da Europa e o 11º do mundo em movimentação de contêineres — os dez primeiros são asiáticos.

O forte incremento na movimentação de contêineres em 2014 foi compensado pelo declínio de cargas químicas e de energia. Dificuldades operacionais no setor de energia europeu têm impactado os volumes — a movimentação de produtos de petróleo caiu 8,1% e de carvão, 0,9%.

Neste ano é esperado o mesmo índice de crescimento (1%), turbinado novamente pela perspectiva de alta mais acentuada dos contêineres.

Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira