O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) afirmou que tem adotado uma agenda voltada à sustentabilidade nos setores portuário, aeroportuário e hidroviário, com o objetivo de promover o desenvolvimento equilibrado, respeitando o meio ambiente, os direitos humanos e o interesse público. A Diretoria de Sustentabilidade (DSust) é responsável por integrar e articular ações que assegurem práticas sustentáveis na infraestrutura logística do país.
A atuação da DSust inclui a articulação entre políticas climáticas, licenciamento ambiental e diretrizes nacionais de sustentabilidade. Também estão no escopo da diretoria o incentivo à inovação, a adaptação climática e a promoção da inclusão social e da igualdade de gênero e raça.
PUBLICIDADE
Entre os instrumentos dessa política, está a agenda anual da política de sustentabilidade, que será composta por projetos, estudos e propostas de ajustes regulatórios. Já o setor privado será envolvido por meio do 'Pacto pela sustentabilidade', voltado a empresas interessadas em aplicar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações.
A proposta do ministério visa garantir que as estruturas logísticas operem com responsabilidade ambiental e social, incentivando a transparência e o alinhamento com compromissos de descarbonização e justiça climática.