A operadora de logística Multilog anunciou, na última segunda-feira (13), que reduziu em 75%, de duas horas para cerca de 30 minutos, o tempo médio de liberação de cargas em seus recintos alfandegados depois que adotou seu programa de digitalização de documento Automação da Averbação de Declaração de Importação (DI). Segundo a empresa, a redução resultou, no período de um ano, em economia de aproximadamente R$ 1,5 milhão, incluindo corte de gastos com armazenagem de cargas e a necessidade de deslocamentos de caminhões. Por causa dessa inovação, a companhia foi premiada em setembro no Comex Tech Fórum 2025.
Com a adoção do sistema de digitalização das informações que, de acordo com a companhia, teve acompanhamento e aprovação da Receita Federal, todo o processo logístico, da recepção da DI à liberação e entrega de cargas, passando pela validação de documentos, passou a ser automático. Isso, explicou a Multilog, permitiu adotar padronização nacional, dar visibilidade total ao cliente e enviar notificações automatizadas.
PUBLICIDADE
A Multilog informou que iniciou em 2016 o processo de digitalização da averbação de DI, com etapas básicas, como a validação do status do documento aduaneiro, mas sem incluir emissão de notas fiscais, pagamentos de impostos e entregas. A automação completa foi adotada a partir de 2024.

















