O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou em discurso nesta segunda-feira (10), na abertura do Espaço do Desenvolvimento, na Green Zone da COP 30, em Belém (PA), a importância de integrar os modais portuário e hidroviário à agenda climática global. Ele disse que o Brasil tem papel estratégico na redução de emissões e na promoção de uma infraestrutura verde e eficiente.
Costa Filho antecipou que, ao longo da conferência, serão apresentadas novas iniciativas voltadas à modernização e descarbonização do setor. “O Brasil tem condições de liderar a transição energética do transporte mundial, unindo sustentabilidade, eficiência e geração de empregos verdes”, afirmou o ministro.
PUBLICIDADE
Costa Filho explicou que o estande da CNT tem como objetivo promover discussões sobre a transição energética e o combustível do futuro, além de abordar temas específicos nas áreas de navegação e aviação. E citou como exemplo o SAF, combustível sustentável que representa uma das principais apostas do setor para reduzir emissões.
O Espaço do Desenvolvimento é promovido pelo Sistema Transporte, formado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Instituto de Transporte e Logística (ITL) em cooperação com o MPor e o Ministério dos Transportes.















