Atracou nesta terça-feira (9), no Porto do Pecém o navio "Lady Hannah", vindo de Portugal com 148.39 toneladas, composta por três pás, uma torre, um nacele, um rotor e dois contêineres com diferentes acessórios para torres eólicas onshores que irão passar por processo de renovação de tecnologia.
O gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que atua como prestadora de serviço operacional no Porto do Pecém, Carlos Alberto Nunes, destaca que o Ceará está recebendo grandes investimentos no setor energético. "Agora mesmo, estamos com este navio vindo de Portugal trazendo uma importante carga para realizarmos a renovação da tecnologia das turbinas terrestres. É importante ressaltar que as turbinas terrestres irão ultrapassar a marca de 4 MW de potência. Isso representará uma redução do custo final da energia eólica, devido tanto ao ajuste do investimento quanto à melhoria da eficiência dos aerogeradores”, diz o executivo.
PUBLICIDADE
A capacidade instalável de geração híbrida no estado (eólica + solar fotovoltaica), identificada no Atlas Eólico e Solar do Ceará, é de 137 GW.