Navalshore 2024

Navio-escola alemão foi aberto ao público neste fim de semana no porto de Salvador

O veleiro-escola alemão Gorch Fock está ancorado no Porto de Salvador desde o início da semana, mas apenas nesta sábado, 6, e domingo, 7, estará aberto ao público para a visitação. A partir das 15 até as 17 horas, o acesso será liberado e cada detalhe da embarcação à vela poderá ser conferido bem de perto.

As medidas são generosas. São 89,4 metros de comprimento e a altura do maior mastro é de 45 metros. Ao todo, 23 velas são as responsáveis pela velocidade de 16 nós atingida, o que corresponde a 30 km/h aproximadamente.

A tripulação é formada por 85 integrantes. Além deles,   145 oficiais em formação – com idade entre 18 e 20 anos – , permanecem a bordo para trabalhar em equipe e aprender o ofício de marinheiro. O jovem Maik Derksen, 20 anos, é um deles. “Uma coisa é aprender a parte teórica. Outra coisa é aprender no veleiro. Estou bem satisfeito e sei que o aprendizado aqui vai ser muito útil”, conta ele.

Neste fim de semana, quem for visitar o Gorch Fock poderá conhecer espaços como a central de controle e a área especial de encontro dos oficiais. Destaque para os três lemes que, de tão grandes, precisam de quatro a seis profissionais para manuseá-los. Mulheres, atenção: salto alto não é recomendado.

O oficial de vela e imprensa do navio, Sebastian Braun, 27 anos, conta que o que mais impressiona os visitantes é a vela principal. “Eles pensam que não é seguro chegar até lá em cima, mas usamos equipamentos de segurança”, diz. A altura é equivalente a um prédio de 15 andares.

Apesar de ser movido à vela, o Gorch Fock possui alta tecnologia. “Ele tem motor para ajudar na entrada dos portos, para fazer as manobras. Mas a maior parte das viagens é feita à vela. O motor anda a 12 nós. A vela, a 16 nós. É mais rápida.  No último trecho, 93% do percurso foi feito à vela”, conta Braun.

Ele conta, também, que o motor foi utilizado durante a viagem no trecho do Equador. “É uma zona de convergência e não tinha vento. Esperamos o vento chegar. Não veio, então, ligamos o motor”.

O navio, construído no ano de 1958, já percorreu mais de 600 mil milhas marítimas, por mais 375 portos em todo o mundo. Ele é o terceiro navio da Marinha da Alemanha a ancorar na Bahia e, desta vez, aporta em Salvador após passar pelas cidades de Las Palmas, na Espanha, e Bremerhaven, na Alemanha.

Fonte: A Tarde Online (BA)/Içara Bahia

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira