Navalshore 2024

Navios com trigo à espera de liberação

A operação padrão dos auditores fiscais, que já dura mais de uma semana, também tem causado problemas aos moinhos de trigo de São Paulo. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (Abitrigo), três navios estão parados no porto de Santos (SP) à espera de desembaraço. Eles trazem 100 mil toneladas do cereal da Argentina, volume equivalente ao consumo mensal do Estado.

“Os moinhos nos avisaram que, se a situação persistir, haverá risco de desabastecimento de trigo e derivados em São Paulo”, disse ao Valor o presidente da entidade, Rubens Barbosa. Segundo ele, os moinhos trabalham com estoque baixo e o risco de falta de pão e massas é real. Ontem, no fim do dia, a Abitrigo informou que Ministério da Agricultura havia determinado a liberação de “várias cargas” durante a tarde.

Em nota, a Santos Port Authority (SPA) afirma que o Porto de Santos opera dentro da normalidade em seus acessos públicos. “Cabe destacar que as atracações e embarques/desembarques dependem de vários fatores: questões climáticas, como excesso de chuva; mercadológicas, como conveniência do exportador ou importador de aguardar melhor preço; ou mesmo logísticas, como disponibilidade de navios, caminhões e armazenamento. Assim, não é possível dar como causa de eventual atraso de exportação ou importação a anuência das autoridades locais”, informa o texto.

PUBLICIDADE

MCI


Fonte: Valor



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira