A Portos do Paraná flexibilizou a Norma de Tráfego Marítimo e Permanência para manobras de desatracação nos berços onde são movimentadas, preferencialmente, cargas de granéis vegetais sólidos de exportação, como soja em grão, farelo, milho e açúcar. A portaria 144/2025 entrou m vigor na última sexta-feira (1), após aprovação da praticagem e da Marinha do Brasil, e se aplica aos berços 201, 204, 212, 213 e 214 do Porto de Paranaguá.
“A expectativa é que, com esta mudança, o fluxo de navios seja maior, permitindo crescimento nos números”, afirmou o diretor de operações portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. Segundo a autoridade portuária, investimentos em dragagem permitiram o aumento do calado, e a maioria dos berços e dois píeres passou de 12,8 metros para 13,1 metros.
PUBLICIDADE
Com o aumento de 30 centímetros no calado em 2024, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos teve acréscimo de cerca de 2.000 toneladas, tanto para o recebimento quanto para o embarque. Segundo a autoridade portuária, simulações de manobras foram feitas para garantir a segurança das embarcações que deixam o cais, sem restrições de maré ou corrente.