Receba notícias em seu email

MSC

Novas restrições em portos chineses podem afetar navios da Vale

SÃO PAULO - A indústria global de transporte marítimo teve dificuldades ontem, terça-feira para entender as implicações de uma norma inesperada do governo da China, que restringe o direito dos portos do país de receber grandes navios cargueiros, informou o Financial Times. Segundo o jornal, a decisão do Ministério dos Transportes da China poderá atrapalhar os planos da mineradora brasileira Vale para o uso de uma nova série de grandes cargueiros para o transporte de minério de ferro.

Em comunicado, o Ministério dos Transportes da China disse não estar "otimista" quanto à atracação segura de supercargueiros em seus portos; "Considerando os consideráveis perigos ocultos, decidimos ajustar o sistema de gestão dos portos para a atracação de navios grandes", afirma o comunicado.

A partir desta terça-feira, diz o Financial Times, os portos chineses não têm mais autonomia para decidir caso a caso sobre a atracação de grandes cargueiros, que, por uma lei de 2006, deveriam ter permissão especial para atracar. A Vale está aguardando permissões especiais para 35 supercargueiros da categoria Valemax, de cerca de 400 mil toneladas.

Ouvido pelo FT, Rob Lomas, secretário-geral da associação de transporte marítimo Intercargo, disse que sua organização ainda está tentando entender as implicações da nova lei; se ela cobrir navios com capacidade de 250 mil toneladas ou mais, pelo menos 100 navios poderão ser afetados. A Intertanko, associação de transportadoras de petróleo, também disse estar tentando entender a nova lei chinesa. (Renato Martins)

Fonte:Agência Estado






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira