Receba notícias em seu email

Navalshore

Novo calado do canal do porto é tema de reunião do CAP

Entre as pautas da 170ª reunião ordinária do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande (CAP/Rio Grande), realizada ontem, pela manhã, destacou-se o interesse pelo estabelecimento do novo calado do porto rio-grandino. Para os membros do CAP, o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, informou que o calado deverá ter um aumento gradual para que ainda durante o escoamento da safra de grão os terminais sejam beneficiados.
De acordo com Ramis, a Secretaria Especial de Portos (SEP), responsável pela dragagem de aprofundamento do porto gaúcho, entregou esta semana a batimetria do canal externo (fora dos Molhes da Barra) para a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) que irá analisá-la. Como o canal interno do porto (acesso aos terminais) já foi aprofundado de 14 para 16 metros e atualmente está sendo executada a dragagem de 14 para 18 metros no canal externo, estando o local atualmente com 15,5 metros, a SUPRG já estuda um aumento preliminar do calado.
“A nossa intenção, até que o estudo completo para a definição do novo calado seja concluído, é de realizar um aumento gradual de nosso calado com base na batimetria agora entregue e com a aprovação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Em um primeiro momento, devemos aumentar em dois pés o nosso calado, passando a operar com 42 pés. Com isso, já atenderíamos a solicitação dos terminais graneleiros, que estão fechando seus contratos com os armadores para o escoamento da safra gaúcha e que poderão, com o novo calado, embarcar, em média, quatro mil toneladas a mais em um navio. Posteriormente, quando a dragagem para 18 metros estiver concluída, estabeleceremos o calado final que deverá ficar próximo dos 50 pés. A previsão é que a dragagem no canal externo seja finalizada em junho deste ano”, explicou o superintendente.
Ainda na reunião, foi apresentado pelo chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Porto do Rio Grande, Celso Elias Corradi, o Relatório de Monitoramento Ambiental do porto rio-grandino e os investimentos realizados na área ambiental. Também foram temas da reunião o andamento do processo relativo ao quadro de pessoal da SUPRG, a manutenção do Plano de Segurança Pública Portuária e as dragagens. A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Infraestrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto, do presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Ayres Apolinário, do representante da SEP e membro do CAP/Rio Grande, Alber Vasconcelos, dos demais membros do Conselho e de convidados.

Fonte: (Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira