Um novo shiploader, equipamento para carregar açúcar em navios, deverá agilizar os embarques da commodity realizados pela Rumo, braço de logística do grupo Cosan, no porto de Santos.
A empresa concluiu a instalação da estrutura neste mês, mas não deu detalhes sobre a data de entrada em operação, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (24).
O novo shiploader tem capacidade para embarcar duas mil toneladas de açúcar por hora, o dobro do que era embarcado anteriormente, segundo a empresa.
O equipamento elevará a capacidade dos dois berços operados pela Rumo em Santos para 6 mil toneladas embarcadas por hora.
O investimento foi de 35 milhões de reais e "elevará de maneira significativa a capacidade de embarque da empresa, e de forma mais rápida, além de contribuir para a redução no tempo de espera dos navios no Porto de Santos", segundo nota divulgada pela Rumo.
Na semana passada a fila de embarcações aguardando carregamento de açúcar nos portos brasileiros era de 87, causada principalmente pelas chuvas, já que o produto não pode ser molhado e ainda não há cobertura para os porões dos navios.
A Rumo acrescenta que está em andamento o plano de investimento de 1,3 bilhão de reais que deve converter boa parte do transporte da empresa do modal rodoviário para o ferroviário.
A companhia está prestes a inaugurar um terminal ferroviário em Itirapina, no interior de São Paulo, com o objetivo de carregar açúcar rumo a Santos.
Também foram adquiridos 200 novos vagões, que devem ser entregues até outubro, totalizando uma frota de 929 vagões.
Fonte: Reuters / Gustavo Bonato
PUBLICIDADE