Receba notícias em seu email

Navalshore

Operação inédita no porto

Turistas de dois transatlânticos desembarcam em Rio Grande

Navios Insígnia e Seven Seas Mariner trouxeram mais de 1.200 turistas Turistas foram recepcionados por grupo folclórico Temporada de cruzeiros encerra-se no dia 11 de março

Pela primeira vez, o Porto do Rio Grande recebe dois navios de passageiros simultaneamente. Os transatlânticos chegaram na manhã de hoje, 23, permanecendo durante todo o dia em Rio Grande. Os turistas, de diversas nacionalidades, foram recepcionados no Município pelo Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande e conferiram uma apresentação típica do Rio Grande do Sul.

O primeiro a atracar no Porto do Rio Grande foi o Seven Seas Mariner. Com a bandeira das Bahamas, o navio chegou com 661 passageiros a bordo e 380 tripulantes. O transatlântico, que teve sua última parada em Punta Del Este, fez sua primeira parada no Brasil no Porto do Rio Grande e deve seguir para Santos, Parati, Ilha Grande, Búzios e Rio de Janeiro, encerrando a sua temporada no Brasil. Depois seguirá para os Estados Unidos.

O segundo navio a chegar a Rio Grande na manhã de ontem foi o MS Insígnia. É a terceira parada desse navio em terras rio-grandinas nesta temporada. A bordo estavam 656 passageiros e 393 tripulantes. O transatlântico, que está chegando do Uruguai, prossegue viagem pelo Brasil até o Rio de Janeiro. Ainda nesta temporada de verão, o Insígnia retorna a Rio Grande em março.

Como tradicionalmente vem fazendo a cada chegada de um navio de passageiros, o Porto do Rio Grande prepara uma estrutura especial para a chegada dos turistas, que, nessa operação, são a maioria norte-americanos. Com serviço de internet gratuito, câmbio, correio, artesanatos e recepção com danças tradicionalistas, guias e intérpretes, os turistas recebem informações e podem se utilizar dos diversos serviços oferecidos no Terminal de Passageiros localizado dentro do Porto Novo. Sobre o ineditismo do encontro de dois transatlânticos no mesmo dia, o superintendente do porto, Dirceu Lopes, diz: “isso comprova que a atenção que o porto vem dando ao turismo faz com que o número de navios desse tipo aumente. Nós integramos o turista e o agenciador à cidade. Tudo isso tem a ver com a dedicação que os funcionários têm com o turista, e isto só mostra que Rio Grande pode ser, sim, rota dos navios de passageiros”, salienta.


Durante a estadia em Rio Grande, os turistas também foram recepcionados pela Fellini Turismo, que, no período da manhã, deslocou oito ônibus para levá-los a conhecer o centro da cidade e os principais pontos turísticos. Foram cinco para atender ao Mariner e três para o navio Insígnia. Na parte da tarde, foram mais sete ônibus, com passageiros do Mariner, realizar os passeios. O serviço de táxi oferecido pela Superintendência do Porto (SUPRG), que autoriza um grupo de carros selecionados pelo Sindicato dos Taxistas a ter acesso ao cais para poder prestar o atendimento ao turista, teve grande movimento, chegando, em determinados momentos, a formar fila dentro do Porto Novo.

De acordo com Miriam La Piazza da Fellini Turismo, apesar de ser a primeira vez que trabalham com dois navios simultaneamente, já ocorreu casos em que foi preciso preparar uma estrutura maior para receber um único navio, com mais ônibus e guias.

No período que estiveram em Rio Grande, mesmo com o vento que estava na beira do cais, os turistas não se incomodaram e saíram para realizar os passeios tanto com os grupos da Fellini, quanto com os táxis. De acordo com Karoline Scheel, que estava a bordo de um dos navios, o centro da cidade agradou-lhe bastante. “Não comprei nada, mas a cerveja daqui é muito boa e o povo também é muito receptivo. O tempo está bom. É nossa primeira parada no Brasil, e gostamos, é divertido”, afirmou, destacando a apresentação artística.

Atender a estrangeiros nem sempre é fácil, como conta a expositora Suzana Silva da Silva: “Precisamos muito da ajuda dos intérpretes, mas é muito bom realizar esse trabalho”. Sobre as vendas, ela afirmou que o dia de hoje foi muito bom para o comércio. “Depende muito do público que vem no navio, dentro desta temporada tivemos alguns navios onde não foi muito bom, mas estes estão maravilhosos”, conclui.

O MS Insígnia vai encerrar a temporada de transatlânticos em Rio Grande no dia 11 de março. Esse mesmo navio retorna a Rio Grande na próxima temporada de verão, com a já previsão de atracar no Município nos dias 18 e 26 de dezembro.

Fonte: Jornal Agora (RSO/André Zenobini


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira