Na última terça-feira, 16, a comitiva de Tarso Genro se encontrou em Lisboa com empresários e investidores das indústrias farmacêutica, naval, de infra-estrutura e do turismo. Com a crise dos mercados da Europa e o sucesso do Governo Lula, os portugueses estão otimistas com a situação do Brasil e as perspectivas do Rio Grande do Sul.
Os membros da missão gaúcha deixaram a reunião com a expectativa de investimentos portugueses no Porto de Rio Grande e no turismo, mirando a Copa do Mundo “Tivemos uma reunião muito boa, muito forte, com possibilidades concretas de novos investimentos no Estado”, revelou Tarso, ressaltando a importância desta viagem: “Nosso primeiro ano será de negociações e de criação de condições técnicas e institucionais para que os investimentos cheguem. Estes processos maturam durante um ou dois anos para desabrochar já no terceiro ou no quarto ano. Mas isso que estamos fazendo agora é que garante o sucesso deste processo", ressaltou o governador eleito. Os investidores ficaram satisfeitos com a apresentação e destacaram a questão logística como principal atrativo do Rio Grande do Sul.
Depois, Tarso foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, para um almoço com lideranças políticas do país. À tarde, a comitiva se reuniu com o presidente e representantes do Conselho Econômico e Social de Portugal. Ficou definida a cooperação entre a entidade e o futuro conselho gaúcho, tendo o Mercosul “como um espaço de intervenção comum”, segundo Vinícius Wu, assessor de Tarso. Os portugueses foram convidados para o encontro ibero-americano de conselhos, que será realizado em Porto Alegre no próximo ano.
O governador eleito se encontra nesta sexta às 10 horas (7 horas no horário de Brasília) com diplomatas e adidos lotados na capital portuguesa. A partir das 15 horas (meio-dia em Brasília), ele participa do seminário internacional “Direitos sociais, integração econômica e democracias contemporâneas”, promovido pela Fundação Mário Soares.
Fonte: Gazeta do Sul
PUBLICIDADE