Com prazo de seis meses para serem concluídos, os estudos de viabilidade do programa de revitalização Porto Valongo Santos estão começando. A Prefeitura Municipal de Santos (PMS) apresentou em 23 de fevereiro a empresa responsável pela elaboração das avaliações necessárias para o projeto, que vai transformar a região portuária, entre os armazéns 1 e 8, em um complexo turístico, cultural, náutico e empresarial, integrando-a às áreas urbanas situadas no Centro.
Contratada pelo poder público por meio de licitação internacional, a Ove Arup & Partners entregará em seis meses a conclusão dos estudos de viabilidade econômica, técnica, ambiental e social. Sobre a importância dessa nova etapa, o prefeito João Paulo Tavares Papa destacou que a revitalização da região portuária do Valongo é um processo irreversível e definitivo. "Ela vai colocar Santos no cenário internacional do turismo, além de complementar o processo de revitalização do Centro Histórico." A construção de uma passagem subterrânea para o tráfego de caminhões, o chamado 'mergulhão', no trecho a ser revitalizado, estará a cargo do governo federal, por meio da Codesp. O complexo Porto Valongo prevê uma base oceanográfica da USP (Universidade de São Paulo), novo terminal de cruzeiros marítimos, restaurantes, lojas, escritórios, marina pública e museu do porto. O projeto complementa o processo de revitalização do Centro santista, que terá ainda no Valongo o Museu Pelé, a nova sede da Petrobras e o Parque Tecnológico de Santos.
Visão global. Segundo previsão da Codesp, a licitação para o novo terminal de cruzeiros marítimos a ser instalado no Valongo e que se somará ao da Concais, já existente, deve começar entre o segundo semestre deste ano e o primeiro de 2012. Para as obras do mergulhão, estão reservados R$ 300 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os trabalhos de prospecção arqueológica já foram iniciados.
A Ove Arup assina projetos de revitalização em países como Hong Kong, Austrália e Coreia do Sul. Responde no Brasil por trabalhos no porto de Paranaguá e no metrô de São Paulo. Possui 56 escritórios no mundo, sendo que para o Valongo vai destacar técnicos de Nova York, Madri e Londres, que atuarão em conjunto com os profissionais da PMS, das secretarias de Assuntos Portuários e Marítimos, Meio Ambiente, Turismo, Planejamento e Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos e CET, Codesp e Secretaria Especial de Portos.
PUBLICIDADE