Receba notícias em seu email

Navalshore

Ove Arup vence disputa no Valongo

Com prazo de seis meses para serem concluídos, os estudos de viabilidade do programa de revitalização Porto Valongo Santos estão começando. A Prefeitura Municipal de Santos (PMS) apresentou em 23 de fevereiro a empresa responsável pela elaboração das avaliações necessárias para o projeto, que vai transformar a região portuária, entre os armazéns 1 e 8, em um complexo turístico, cultural, náutico e empresarial, integrando-a às áreas urbanas situadas no Centro.
Contratada pelo poder público por meio de licitação internacional, a Ove Arup & Partners entregará em seis meses a conclusão dos estudos de viabilidade econômica, técnica, ambiental e social. Sobre a importância dessa nova etapa, o prefeito João Paulo Tavares Papa destacou que a revitalização da região portuária do Valongo é um processo irreversível e definitivo. "Ela vai colocar Santos no cenário internacional do turismo, além de complementar o processo de revitalização do Centro Histórico." A construção de uma passagem subterrânea para o tráfego de caminhões, o chamado 'mergulhão', no trecho a ser revitalizado, estará a cargo do governo federal, por meio da Codesp. O complexo Porto Valongo prevê uma base oceanográfica da USP (Universidade de São Paulo), novo terminal de cruzeiros marítimos, restaurantes, lojas, escritórios, marina pública e museu do porto. O projeto complementa o processo de revitalização do Centro santista, que terá ainda no Valongo o Museu Pelé, a nova sede da Petrobras e o Parque Tecnológico de Santos.

Visão global. Segundo previsão da Codesp, a licitação para o novo terminal de cruzeiros marítimos a ser instalado no Valongo e que se somará ao da Concais, já existente, deve começar entre o segundo semestre deste ano e o primeiro de 2012. Para as obras do mergulhão, estão reservados R$ 300 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os trabalhos de prospecção arqueológica já foram iniciados.
A Ove Arup assina projetos de revitalização em países como Hong Kong, Austrália e Coreia do Sul. Responde no Brasil por trabalhos no porto de Paranaguá e no metrô de São Paulo. Possui 56 escritórios no mundo, sendo que para o Valongo vai destacar técnicos de Nova York, Madri e Londres, que atuarão em conjunto com os profissionais da PMS, das secretarias de Assuntos Portuários e Marítimos, Meio Ambiente, Turismo, Planejamento e Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos e CET, Codesp e Secretaria Especial de Portos.






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira