O governador Cid Gomes visitou na última segunda-feira (07) o maior porto marítimo da Europa – o Porto de Roterdã, na Holanda. Ele conferiu a ampliação do porto holandês que está aterrando dois hectares no Mar do Norte para incrementar ainda mais o potencial comercial daquele porto. "Para se ter ideia do tamanho do Porto de Roterdã, só refinaria são cinco unidades. O porto movimenta mais de 1 bilhão de toneladas por ano, sendo o terceiro maior do mundo. Vale lembrar que ele é o único entre os dez maiores porto a se situar na Europa. Os demais ficam na Ásia", disse Cid Gomes, lembrando que a refinaria Premium da Petrobras será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém .
O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, que integra a comitiva, explica ainda que ele conheceram a tecnologia utilizada para a ampliação do porto holandês que emprega uma técnica mista, que inclui a utilização de blocos de concreto e de pedras (que também é utilizada na ampliação do Porto do Pecém). "Esse porto tem mais de 100 anos de história e tivemos uma visão de futuro de como um porto crescer e fomentar o desenvolvimento", avalia Adail Fontenele. Ontem (08), a comitiva visitou a empresa de descarregadores de minérios MCGregor, no Porto de Copenhague, na Dinamarca.
Hoje (09), Cid Gomes conhecerá a estrutura de funcionamento do Metrô de Copenhague. Na semana passada, a comitiva visitou o Porto de Sevilha, na Espanha; a fábrica de trens Vossloh, também na Espanha; manteve reuniões com empresários espanhois e com a Comunidade Valeciana. Na Itália, o grupo visitou a fábrica de AnsaldoBreda de VLTs e que fornecem veículos para o Metrô de Fortaleza.
Fazem parte da comitiva, além do Governador e do secretário da Infraestrutura; o secretário do Turismo, Bismark Maia; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.
Fonte:Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
PUBLICIDADE