Navalshore 2024

PAC terá R$ 3 bi em hidrovias nos próximos 4 anos

são paulo - O secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupatoa, afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aplicará quase R$ 3 bilhões, em quatro anos, em obras de hidrovias. O anúncio foi feito no seminário Hidrovia Paraguai-Paraná, promovido pela Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (Fiemt)

De acordo com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Herbert Drummond, os investimentos serão suficientes para atender as demandas de escoamento da produção. "Os rios são a bola da vez do transporte", diz.

O objetivo do workshop foi discutir os entraves políticos, econômicos e ambientais às melhorias na Hidrovia Paraguai-Paraná, que tem 3.442 quilômetros de extensão, atravessa cinco países (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai) e é considerada importante mecanismo de intercâmbio comercial entre eles.

Segundo a Fiemt, a hidrovia tem condições, depois dos investimentos necessários, de aumentar dos atuais quatro milhões para 24 milhões de toneladas a capacidade anual transporte de grãos. "Essa hidrovia pode fazer com que o Brasil vire de frente para o mercado latino-americano", disse o presidente do Conselho Fiemt, José Schutze.

Para breve, espera-se o anúncio do Programa Nacional Hidroviário pela própria presidenta Dilma Rousseff. As obras da hidrovia Paraguai-Paraná têm previsão de início no final de 2012.

Fonte: DCI/Paula CristinaAgências

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira