O grupo de trabalho do ‘Pacto pela Paraíba’ volta a se reunir amanhã, em Brasília, com os demais integrantes da bancada federal para apresentar o detalhamento dos cinco pontos definidos que serão encaminhados à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), como pleitos prioritários para o desenvolvimento do Estado, em audiência em que já foi solicitada e cuja data ainda está sendo definida.
Os pontos definidos como prioritários, além da questão da rolagem da dívida da Paraíba, a ampliação e modernização do Porto de Cabedelo; criação da Zona de Processamento e Exportação de Santa Rita; inclusão da Paraíba nas obras de Ferrovia Transnordestina; defesa do Projeto de criação da Zona Franca do Semi-Árido; defesa das Emendas de Bancada no Orçamento 2011, com foco nas obras da Alça Noroeste, em Campina Grande.
No último encontro, nove pontos discutidos
Durante a última reunião, o secretário Ricardo Barbosa elencou nove pontos que o Governo acredita ser essencial para o desenvolvimento da Paraíba, como o refinanciamento da dívida do Estado junto a União, ampliação do aeroporto Castro Pinto, reforma e ampliação do Porto de Cabedelo, obras de infraestrutura, emendas de bancada no orçamento para hospital Metropolitano, construção de adutoras, a Transnordestina, o Porto Seco em Campina Grande e o ZPE de Santa Rita.
Dentre esses pontos, o grupo de trabalho escolheu a ampliação do Porto de Cabedelo, ZPE de Santa Rita, o ramal da Transnordestina e emendas de bancada com foco na duplicação da alça noroeste em Campina Grande como prioridades para serem apresentadas a presidenta Dilma Rousseff.
O deputado federal Ruy Carneiro destacou a importância da reunião de amanhã que, segundo ele, além de ser mais uma ação dentro do ‘Pacto pela Paraíba’, será uma forma de prestar contas do trabalho desenvolvido em conjunto pelos representantes da Bancada Federal junto ao secretário do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, que está atuando como interlocutor do governador Ricardo Coutinho (PSB).
“Além de toda a bancada federal - os 12 deputados federais e os três senadores - a reunião vai contar com a participação do secretário Ricardo Barbosa, que a essa altura já apresentou o resultado de nossa reunião e os pontos que elegemos como importante para apresentarmos a presidente Dilma como prioridades da Paraíba”, explicou.
O tucano disse, ainda, que será agendada nova reunião do grupo de trabalho, dessa vez para definir pleitos prioritários que serão levados aos ministros pela bancada federal. “A pauta que vamos levar a presidente Dilma é uma. Já as proposta que vamos apresentar aos ministros, ainda vamos definir em reuniões futuras”, declarou.
Fone: Jornal Correio
PUBLICIDADE