O superintendente de Portos da ANTAQ, Giovanni Paiva, destacou que o Programa Nacional de Dragagem (PND), que contempla 18 portos, contribui para aumentar a eficiência e a movimentação do sistema portuário brasileiro.
Segundo ele, a movimentação das instalações portuárias brasileiras ficou perto de 890 milhões de toneladas em 2011, e só não atingiu 900 milhões de toneladas, conforme estimativa inicial da Agência, por causa do aprofundamento da crise econômica na Europa. Paiva participou no última terça-feira(31), em São Paulo (SP), do painel sobre o Programa Nacional de Dragagem, do encontro InfraBrasil.
De acordo com o superintendente de Portos da ANTAQ, a criação da Secretaria de Portos, em 2007, representou um divisor de águas para realização das obras de dragagem. “Estou ligado ao setor desde 1994, e nunca havia visto um programa de dragagem de aprofundamento antes”, observou.
O superintendente explicou que a implantação do PND vem atender ao aumento da demanda por serviços portuários, impulsionados nos últimos anos pelo crescimento da economia e da corrente de comércio do país, bem como pelo tamanho dos navios, cada vez maiores, que visitam nossa costa.
Para Paiva, a execução do Programa traz reflexos à regulação do setor, tendo em vista a necessidade de readequação da ocupação portuária, implicando ainda maior controle da segurança nos portos, devido ao aumento da movimentação de cargas e embarcações.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE