A Portos do Paraná, empresa que administra os terminais portuários públicos paranaenses, anunciou nesta sexta-feira (26) que o navio de bandeira grega Neptune Hellas, especializado no transporte de veículos e cargas rolantes, aportou na última quarta-feira (24) no Porto de Paranaguá, em sua primeira viagem fora da Europa. A embarcação, informou a empresa, passou pela Argentina e, depois da escala em Paranaguá, seguiu para paradas nos portos de Santos, em São Paulo, e do Rio de Janeiro. O navio roll on-roll off, da armadora Neptune Lines, trouxe 355 carros para desembarque e recebeu outros 201 veículos para exportação.
Segundo a Portos do Paraná, a empresa grega é a quinta a operar linha fixa de transporte de veículos no Porto de Paranaguá. O consultor da Neptune Lines, Eric Berthelot, explicou que as escalas do Neptune Hellas em Paranaguá serão, inicialmente, mensais, mas que existe previsão de aumentar a frequência para duas paradas a cada mês.
PUBLICIDADE
Ele acrescentou que a localização do porto paranaense, próximo a diversas montadoras de veículos, foi uma das principais vantagens avaliadas pela empresa grega para iniciar a nova rota. Berthelot afirmou ainda que outros diferenciais foram as condições oferecidas pelo terminal. “O Porto de Paranaguá é muito atrativo em termos de organização e oferece muitos incentivos aos próprios armadores, com facilidade de acondicionamento das cargas, se comparado a outros portos”, disse.
A movimentação foi feita pela empresa Ascensus Gestão e Participações, responsável por uma das áreas reguladas do porto organizado, com 74,1 mil metros quadrados e capacidade estática para 4.000 veículos. “É um novo serviço que coloca Paranaguá, mais uma vez, na rota de diferentes segmentos. É mais uma linha de navios de veículos atracando por aqui”, disse o diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.