O Porto de Paranaguá (PR) fechou o primeiro semestre deste ano com a maior movimentação de toda a sua história para o período. Ao todo, foram movimentadas 25 milhões toneladas, uma marca 3,3% superior ao antigo recorde, alcançado no ano passado, quando foram operadas 24,2 milhões de toneladas de cargas.
A marca vem acompanhada de outro feito importante: a diversificação de mercadorias. Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o porto bateu o recorde de operações com cargas gerais e granéis líquidos. Além disso, pela primeira vez na história, esses produtos ultrapassaram os 33% do total movimentado.
PUBLICIDADE
No primeiro semestre do ano, foram 4,8 milhões de toneladas de carga geral movimentadas, um aumento de 5% em relação ao ano passado. O avanço foi impulsionado pelos investimentos no novo layout operacional do cais do porto, que derrubou velhos armazéns obsoletos e abriu pátios para movimentação deste tipo.
No mesmo período, também foi registrado recorde na movimentação de granéis líquidos, com 3,6 milhões de toneladas operadas, 24,7% de aumento.
Para a administração portuária, os recordes atingidos pelo Porto e as taxas de ocupação de berços são resultado do maior pacote de investimentos já realizado no terminal. Foram R$ 624 milhões investidos desde 2011.
Obras de expansão, reformas do cais e trocas de equipamentos e campanhas de dragagem fazem parte do pacote, além da automatização de processos.
“Fazemos estes aportes não pensando em recordes, mas em construir um porto adequado para o presente e futuro do Paraná e de Paranaguá”, explicou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Fonte: A Tribuna