Navalshore 2024

Paranaguá - Porto recebe caminhões sem filas

O pátio de triagem do porto de Paranaguá recebeu, até maio, 155.672 caminhões carregados com grãos. O volume é o maior registrado pelo porto e, apesar do fluxo intenso, não foram registradas filas de caminhões no acesso ao pátio. O governo do Paraná destacou, em nota, que o aprimoramento das regras do sistema de recebimento de caminhões e a ampliação do diálogo com os usuários do sistema permitiram que o porto paranaense eliminasse o problema das filas.

 

Em maio, o sistema que ordena o recebimento de carga a granel no porto de Paranaguá, denominado Carga Online, recebeu mais uma funcionalidade. A partir de agora, os caminhoneiros podem consultar, via SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). “Com o aprimoramento constante do sistema Carga Online, estamos garantindo agilidade no escoamento da safra e permitindo que o caminhoneiro seja respeitado”, explica o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao porto de Paranaguá mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria. Este agendamento, intensificado desde o ano passado com a Operação Safra, acabou com a fila de caminhões.

Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam maio com 5% de alta na movimentação de mercadorias. Foram 18,2 milhões de toneladas de produtos movimentados nos cinco primeiros meses do ano, contra 17,3 milhões de toneladas no mesmo período de 2012. Entre os destaques, o milho continua em alta, totalizando 2,1 milhões de toneladas exportadas por Paranaguá até maio deste ano. O volume é 186% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

As exportações de açúcar também registraram alta: foram 1,5 milhão de toneladas exportadas até o quinto mês do ano, quantidade 75% maior em relação a 2012. As exportações de soja, somente no mês de maio, totalizaram 1,2 milhão de toneladas, volume 8% superior ao exportado no mesmo mês de 2012. De acordo com a Appa, as condições climáticas mais favoráveis permitiram a retomada nas exportações de grãos com maior agilidade. No entanto, no somatório do ano, as exportações de soja ainda apresentam queda. Foram 3,4 milhões de toneladas exportadas em 2013 contra 4,2 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.

 



Praticagem

   ATP    GHT    Antaq
       

Hidroclean

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira