A exportação de soja pelo Porto de Paranaguá deve se manter nos níveis atuais, segundo estimativa do chefe de operações da Divisão de Silos do Porto, Luiz Antonio Borges da Silva. Ele confirma que nos últimos anos houve uma redução nas exportações de soja do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas sem afetar as operações portuárias. “Talvez pelo custo do frete ou das condições das estradas, mas atualmente recebemos mais soja aqui do Paraná, do que de outros Estados”, informa.
Apesar da queda, Silva garante que o volume de exportações continua o mesmo. “Temos uma capacidade instalada de recebimento de cerca de dois mil caminhões por dia ou cerca de 40 mil toneladas de grãos e isso tem se mantido”. Os dados do porto mostram que as operações, de forma geral, aumentaram 41,77% nos dois primeiros meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado.
As operações com carga geral cresceram 36,75%. Os granéis sólidos — onde inclui-se a soja —, registrou alta de 41,32%, e os chamados granéis líquidos cresceram 56,76%. O segmento que teve o melhor resultado foi o de veículos, 128,35% a mais. A movimentação de contêineres teve crescimento 10,28%.
Fonte: O Diário Maringá
PUBLICIDADE