Receba notícias em seu email

Navalshore

Paranapanema amplia participação na cabotagem

A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre refinado, com uma fábrica em Dias d'Ávila, ampliou de 30% para 50% a movimentação de cargas da Bahia para São Paulo e Rio de Janeiro através da cabotagem – quando as cargas são deslocadas entre portos dentro de um mesmo país – entre 2014 e 2015. No percurso contrário, do Sudeste para o Nordeste, a cabotagem representa 100% dos deslocamentos.

Do Porto de Salvador, a companhia embarca mensalmente cerca de 8 mil toneladas de catodo (placas de cobre metálico), fios e vergalhões produzidos em Dias d’Ávila para seu Centro de Distribuição em Itatiaia (RJ) e para outra unidade industrial em Santo André (SP), onde transforma a placa de cobre metálico em produtos de cobre (barras, fios, laminados e tubos).


PUBLICIDADE



De Santo André, a companhia envia para a planta de Dias D’Ávila (BA) a sucata de clientes, material que recicla e também transforma em produtos de cobre de alta pureza.

Além da importância econômica que a operação representa para a companhia, a operação de cabotagem é importante do ponto de vista ambiental. Só este ano, a Paranapanema vai deixar de emitir 11 mil toneladas de CO2, ao evitar 240 viagens de caminhões por mês. Para comparação, cada tonelada precisa de 6,2 árvores para ser neutralizadas.

Fonte: Rede Bahia/Donaldson Gomes






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira