O Porto de Pecém (CE) recebeu em agosto de 2025 autorização da Capitania dos Portos e da Praticagem do Ceará para receber regularmente navios da classe New Panamax. A aprovação foi anunciada um ano depois de o terminal cearense receber, em 9 de agosto do ano passado, o MSC Jewel, maior navio de sua trajetória, com 366 metros de comprimento e 15,3 metros de calado. Na ocasião, a embarcação movimentou cerca de 1.600 contêineres.
Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém e Suape (PE), disse que a nova regulamentação vai garantir mais agilidade operacional ao porto, impulsionar a competitividade do terminal e a fluidez das operações de importação e exportação. Ele acrescentou que a chegada de embarcações de maior porte contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por tonelada transportada. Há expectativa de redução de 70% nas emissões de carbono até 2030.
PUBLICIDADE
O diretor-presidente da APM Terminals em Pecém e Suape disse que, além da autorização para receber navios de grande porte, a construção do novo berço, com conclusão prevista para o fim de 2028, e a chegada de novos equipamentos vão permitir ampliar as operações em Pecém a partir de meados de 2029. Segundo Rose, os investimentos elevarão a capacidade de movimentação de 650 mil para 850 mil TEUs.