O diretor da ANTAQ, Pedro Brito, participou do XIX Seminário Internacional Café Santos, no Guarujá (SP), em 9 de maio. Brito proferiu palestra sobre infraestrutura portuária brasileira.
Pedro Brito lembrou que as instalações portuárias brasileiras movimentaram, em 2011, 886 milhões de toneladas. Esse número significou um crescimento de 6,25% em relação a 2010: novo recorde de movimentação. “A expansão da movimentação dos portos organizados (7%) foi superior à dos terminais de uso privativo (5,8%)”, detalhou o diretor da ANTAQ.
Brito explicou que a participação dos TUPs na tonelagem de cargas movimentadas é de 65%. “Tal fato se deve, principalmente, por conta de sua especialização em movimentação de commodities destinadas ao mercado externo ou relacionadas ao setor petrolífero”, disse.
O diretor da ANTAQ ressaltou, também, que 2011 foi o segundo ano consecutivo de crescimento da movimentação de contêineres: avanço de 13,6% em termos de tonelagem e 15,8% em termos de TEUs.
Porto de Santos
Pedro Brito afirmou, ainda, que, em 2010, o Porto de Santos movimentou 95 milhões de toneladas em 2010. A expectativa é que, em 2024, esse número alcance 230 milhões de toneladas. “Granéis sólidos e carga geral representam os dois tipos de carga mais movimentadas. O sentido principal é embarque”, afirmou.
O diretor da ANTAQ enfatizou que é preciso investir na multimodalidade. “Hoje, há uma grande ênfase nas rodovias”, apontou.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE