As dificuldades enfrentadas durante o combate ao incêndio dos tanques da Ultracargo mostrou a importância de as cidades da Baixada Santista se prepararem para eventos como este. Com esse objetivo, são estratégicas medidas como a criação de um comitê multidisciplinar para combater emergências como esta e a implantação do plano Apell na região.
A análise é da arquiteta Maria Fernanda Britto Neves, que ministrou uma das palestras do simpósio Aprendendo com o Acidente da Área Industrial da Alemoa, ocorrido na semana passada. Professora da UniSantos e, até o mês passado, aluna do programa de doutorado da entidade de ensino (ela obteve o título de Doutora em Direito Ambiental Internacional há duas semanas), ela analisou o incidente sob a ótica do gerenciamento de riscos.
“Durante o incêndio, chamou a atenção a falta de informações sobre o que estava ocorrendo e como não tivemos respostas rápidas. Por isso, acho muito importante que a região tenha um órgão para tratar desse tipo de emergência. Deve ser um comitê multidisciplinar e com autonomia para lidar com esses casos. Temos de estar preparados pois estamos em uma área portuária e industrial”, destacou a pesquisadora.
Outra medida defendida por Maria Fernanda é a adoção do plano Apell na região. Trata-se de um programa de coordenação da comunidade para lidar com emergências como a que ocorreu na Alemoa. Tal iniciativa já foi implantada em São Sebastião, cidade do Litoral Norte do Estado que conta com um terminal da Petrobras e um porto, E chegou a ser debatida na Baixada Santista na década passada, mas a ideia acabou sendo abandonada, destacou a pesquisadora.
As conclusões da doutora em Direito Ambiental e dos demais palestrantes do simpósio serão reunidas em um relatório, a ser elaborado nas próximas semanas. afirmou o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental Internacional da UniSantos, Fernando Fernandes da Silva. “Imagino que, nos próximos 20 dias, teremos materializado essas discussões e o documento terá sido fechado”, afirmou.
Fonte: A Tribuna On-line/
PUBLICIDADE