Objetivo, segundo a SUPRG, é tornar o porto mais atrativo e seguro
Até janeiro de 2012, a comunidade portuária irá integrar um processo participativo, organizado e coordenado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), que visa a definir o desenvolvimento sustentável do complexo portuário para os próximos 10 e 20 anos.
O Planejamento Estratégico será concebido de forma integrada. Será em uma análise qualificada que permitirá definir o perfil do porto rio-grandino em relação aos demais portos projetados. O trabalho será feito em duas etapas, que consistem na fase de Estratégica e Desenvolvimento e na fase de Expansão. De acordo com a SUPRG, durante o processo, todos os envolvidos no porto organizado serão consultados.
“O planejamento, a organização e a gestão profissional, aliados às nossas vantagens de ter uma localização geográfica privilegiada, com a maior profundidade do Atlântico Sul, deixarão o Porto do Rio Grande mais atrativo, confiável e seguro no cenário portuário internacional”, observa o superintendente do Porto, Dirceu Lopes.
O estudo terá como temática a discussão com a comunidade portuária sobre o futuro do porto rio-grandino, as perspectivas de mercado, o aparelhamento operacional, de infraestrutura e inovações tecnológicas capazes de dar eficiência à operação e ainda os principais problemas atuais e suas devidas soluções.
“O Porto do Rio Grande está emergindo de uma profunda alteração da indústria portuária brasileira. Este é o momento oportuno para redefinição de bases dentro de um cenário mais previsível. O País vive um momento rico de orientação de mercado regional, nacional e internacional, e o setor portuário está em forte evidência”, avalia o superintendente.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE