A comissão do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) que analisa o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) desde o final de maio aprovou nesta terça-feira (31) o relatório final. O plano será votado pelo CAP, em reunião extraordinária marcada para segunda-feira (6), às 9h30, no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
O documento, que abrange toda a área de influência do Porto, em Paranaguá e Pontal do Paraná, funciona como um plano diretor. A partir deste levantamento completo e atualizado da área, o crescimento da autarquia fica mais ordenado e nada pode ser feito sem que esteja de acordo com o plano. As ações foram definidas em discussões pelos membros da comissão e da comunidade portuária.
“Desde 24 de maio, quando apresentamos o plano para o CAP, todas as propostas foram colocadas em debate. Foram nove reuniões abertas, onde todos puderam opinar, sugerir e comentar. Pela primeira vez, um PDZPO foi construído em um processo tão aberto”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Para a votação no CAP, serão convidados os secretários estaduais, Ministério Público, Tribunal de Contas, além de todos os representantes do sistema portuário que participaram do processo. “Foi mais de um ano de desenvolvimento do PDZPO de Paranaguá. Finalmente, com toda transparência, estamos chegando ao produto final. Temos consciência de que não vai atender, em plenitude, todos os interesses individuais. Porém, tenho certeza de que o documento é resultado de uma convergência, que atende o interesse público”, disse Dividino.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
PUBLICIDADE