MSC

Porto abre licitação para Terminal de Passageiros

O Porto do Recife iniciou o processo de seleção da empresa que vai construir o futuro Terminal Marítimo de Passageiros. O empreendimento é uma das obras de infraestrutura consideradas primordiais para o Grande Recife receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Com a publicação ontem no Diário Oficial do Estado da chamada abertura de propostas, a diretoria do ancoradouro espera que em outubro comece a construção do terminal no Armazém 7, orçado em cerca de R$ 19 milhões.
A expectativa é que na temporada de cruzeiros de 2011 os turistas nacionais e estrangeiros já possam usufruir das instalações, o que, no discurso, significa que o terminal será entregue dentro do prazo – e com folga – para funcionar durante a Copa de 2014. Os recursos para sua construção são oriundos da Secretaria de Portos e fazem parte da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Quando concluído, o empreendimento vai permitir que passageiros de transatlânticos contem com a estrutura adequada de desembarque em terra.
Além disso, a presença dessas embarcações durante a competição de futebol irá reforçar a oferta hoteleira no Estado. O futuro terminal contará com postos da Receita Federal, da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de área de check-in, local para armazenar bagagens e todos os serviços de recepção de turistas. Esses ficarão a cargo da Secretaria de Turismo do Estado, assim como o leiaute interno e externo.
“Em paralelo à seleção da empresa que irá construir o local, iremos elaborar o estudo de viabilidade financeira para uso do terminal que será apresentado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Quantas lojas ele terá, o número de restaurantes e lanchonetes, se os espaços serão arrendados, por quanto, etc.”, acrescentou o presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes. Atualmente, o Armazém 7 passa por obras de adaptação das estruturas de energia, hidráulica e construção de um primeiro andar interno. Isso porque seu estado estava tão deteriorado que não seria possível tocar as obras do futuro terminal sem essas ações.
Em 2009, mesmo com uma estrutura precária, o Porto do Recife recebeu 110 transatlânticos, cada um com entre dois mil e três mil passageiros. Com o terminal esse número deve aumentar, ampliando as receitas portuárias (o navio paga para ancorar e são cobradas taxas de embarque e desembarque, por exemplo).

(Fonte: Jornal do Commercio/PE/Felipe Lima)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira