MSC

Porto apresentará defesa até a próxima segunda

Coube ao diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, responder aos argumentos colocados pelo MPPE e MPF na Ação Civil Pública (ACP) que pede a suspensão do desmatamento no Porto. “O EIA/RIMA de 2000 já foi feito incluindo uma área de abrangência no Porto Organizado, previa essa ação (para construir empreendimentos). Não temos conhecimento de que seja necessário repetir o EIA/RIMA para uma mesma área”, disse, assegurando estará enviando a defesa para a Justiça Federal até as 10h da próxima segunda-feira.
Além disso, Ricardo Padilha explica que a intervenção não está ocorrendo com rapidez porque serão necessários pelo menos quatro meses para estudos adicionais serem feitos e também para que haja a avaliação da CPRH e do Ibama. Porém, um novo EIA/RIMA poderia demorar até dois anos para ser elaborado e aprovado. Sobre a ausência de discussão, ele argumenta que houve todo o processo de debate durante a criação do EIA/ RIMA, bem como audiências públicas e reuniões com órgãos ambientais meses antes da aprovação do Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa.
O diretor não nega que o Complexo Industrial de Suape pode ter tido participação em desgastes ambientais na fauna marinha, mas analisa que os rios poluídos e outros fatores têm responsabilidade nesses problemas. A devastação alcançará exatamente 17,039 hectares de Mata Atlântica, 508,3614 hectares de manguezal e 166,0631 hectares de restinga.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira