O Porto de movimentou cerca de 700 mil toneladas em novembro, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo mês de 2022. Este foi o melhor novembro registrado pelo porto. O recorde anterior para o mês de novembro era de 2012, quando foram operadas 590 mil toneladas.
Em relação a outubro, houve crescimento de 23,3% na movimentação de cargas.
PUBLICIDADE
No 11º mês do ano, foram atendidos 19 navios, o que resultou em uma média de 36,8 mil toneladas por embarcação. O desempenho é 43,5% superior à média/navio apresentada nos demais meses deste ano. As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo porto e, dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram o coque de petróleo, sal, soja, farelos de milho e de soja e contêineres.
Em 2023, o Porto vem apresentando uma média anual de movimentação de 637 mil toneladas por mês. No somatório do ano, já foram transportadas através de Imbituba mais de sete milhões de toneladas em 270 navios. As exportações representaram 52,4% do total, uma alta de 47,3% na tonelagem, em coparação a janeiro/novembro de 2022.
As importações, 36% das operações, sofreram retração de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a cabotagem representou 11,6% da movimentação do porto, uma queda de 5,6% na tonelagem em relação ao período no ano passado.
As principais cargas transportadas no ano foram do segmento de granéis sólidos (82,9% do total). No ranking geral de movimentação, aparecem no topo o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal, milho e soja.
Até dezembro, a expectativa da autoridade portuária é que o porto movimente em torno de 7,6 milhões de toneladas.